1.1.06

Currículo Artístico






RODRIGO COSTA FÉLIX





Nasceu em Lisboa a 20 de Fevereiro.
Começou a cantar Fado aos 17 anos tendo desde logo sido convidado a fazer parte do elenco do Restaurante S.Caetano e da Taverna do Embuçado.Mais tarde participou num espectáculo de João Braga no Teatro Garcia de Resende em Évora e desde então tem actuado nas mais importantes salas do país: Teatro Nacional de S.Carlos, Teatro S.João, Coliseus de Lisboa e Porto, Teatro S.Luís, Centro Cultural de Belém, Aula Magna, entre outras, muitas vezes com transmissão televisiva, como os espectáculos de homenagem a Amália em Lisboa, Porto, Café Luso e Panteão Nacional. Mais recentemente nos programas “Fados de Março”, “Lá vai Lisboa” e “Fados de Sempre I e II” para a RTP.Dos espectáculos no estrangeiro destacam-se: New Jersey Performing Arts Centre – Nova Iorque (1998 e 2000), Clube Militar de Macau (1996 e 1998), Barbican Centre – Londres (1999), Gustine (Califórnia - 2001), Festival Musiqat (Sidi Bou Said, Tunísia) bem como vários outros em Paris, Madrid, Luxemburgo, Estugarda, Toronto, Baiona, Bolonha, Varsóvia, Geneve, Neuchatel, etc.
Foi, juntamente com Ana Sofia Varela, artista convidado no espectáculo “Sol y Luna – Flamenco y Fado”, da Compañia de Danza del siglo XXI –Madrid, com o qual efectuou pequenas digressões pela Europa entre Setembro de 2000 e Março de 2001.Fez parte do projecto discográfico “Alma Nova” (1995) juntamente com Maria Ana Bobone e Miguel Capucho. Colaborou também em várias compilações de Fado, no disco “Amália Clube de Fado” e no último trabalho da cantora galega Maria do Ceo, “Al Rescate del Alma”.
Participou no espectáculo de Mário Pacheco no Palácio de Queluz em Junho de 2006, que resultou na gravação de um CD/DVD ao vivo - a que se chamou "Mário Pacheco - Clube de Fado" - juntamente com Mariza, Camané e Ana Sofia Varela. Para o lançamento internacional do DVD, actuou em Haia, na Holanda e no Teatro Albeniz (Madrid) ao lado de Mariza. Realizou em 2007 uma tournée pela Holanda.
É convidado especial às Quintas e Sábados no Restaurante Clube de Fado, em Alfama.
Lançou em 2008 o seu primeiro trabalho a solo, "Fados d'Alma", produzido por Mário Pacheco, onde canta poetas como Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, António Gedeão, Fernanda de Castro, Manuel de Andrade, com músicas de Mário Pacheco, Fontes Rocha e muitos clássicos como “Vendaval” e “Guitarra Triste”. Rodrigo é também o autor de dois poemas, um deles com música de José Afonso: "Mãe" tem como música convidada a sua mulher, Marta Pereira da Costa, a única guitarrista (Guitarra Portuguesa) a acompanhar Fado em Lisboa.

Três anos depois, o novo CD de Rodrigo Costa Félix, “Fados de Amor”, editado pela editora discográfica Farol Música a 21 de Maio, é já um disco diametralmente diferente do anterior. Com efeito, onde “Fados D’Alma” era interrogação e a exploração de diferentes caminhos e “estados de alma” dentro do Fado, com recurso a várias interpretações do repertório clássico do Fado, o novo CD “Fados de Amor” é já um álbum pleno de maturidade, a que corresponde também uma pesquisa poética mais arriscada, mas principalmente um registo onde a temática que o envolve – o amor - se fixa de forma incontornável e plenamente assumida.

“Fados de Amor” é o primeiro CD da história do Fado onde a guitarra Portuguesa é integralmente gravada por uma mulher, Marta Pereira da Costa, mulher de Rodrigo. “Fados de Amor” é um disco que tem o amor na ponta das palavras, e nas próprias palavras de Rodrigo Costa Félix, “dedicado à Mulher”. “Fados deAmor” é também um disco de fados feito com
tempo, inspiração e emotividade e conta com vários temas
originais, revisitações de fados conhecidos, colaborações
especiais e duetos.

Como letristas podemos destacar o próprio Rodrigo que escreve dois poemas, Tiago Torres da Silva que assina dois poemas bem como a nota introdutória doCD, e ainda o recurso à poesia de Fernando Pessoa, Guerra Junqueiro (“Morena”) ou Pedro Homem de Melo (“Fonte”) entre outros. Nos fados versões há novas interpretações do clássico “Rosinha dos Limões” de Max, de “Como te Quise te Quero” de Manuel de Almeida ou “O Teu Olhar” de Carlos Ramos. Entre os vários originais uma menção especial para o primeiro single do CD, “AmigoAprendiz” de Tiago Bettencourt para um poema de Fernando Pessoa. No capítulo dos duetos existem parcerias com a fadista Katia Guerreiro (em “Morena”) e coma nova e emergente artista angolana Aline Frazão em “Fado Contido”, aquele que será o segundo single do álbum.